HBO Max será uma das peças da divisão da Warner Bros. Discovery

Max vai mudar de nome, de novo: HBO Max vem aí outra vez

Tira casaco, põe casaco: a Warner Bros. Discovery acaba de anunciar que o streaming Max voltará a se chamar HBO Max. O “rebrand” vai ocorrer no verão do hemisfério norte, ou seja, no nosso inverno – entre junho e setembro. A revelação ocorreu hoje, 14, em uma conferência com o mercado publicitário em Nova York.

Vale dizer que a plataforma foi lançada em 2020 justamente como HBO Max, chegando ao Brasil e à América Latina no ano seguinte. Em 2023, preocupada com a confusão que seria ter conteúdos que nunca foram da HBO em um serviço com a marca, a WBD mudou o nome para apenas Max.

No nosso país, a mudança veio no começo de 2024, inclusive obrigando a baixar novos apps para os nossos dispositivos.

Novo logo e identidade da HBO Max

Pistas para um retorno ao passado vieram nos últimos meses, quando o streaming largou o azul e adotou as cores da HBO. Agora, com a nova mudança, recorre quase que totalmente ao logo dos tradicionais canais.

(Confesso: vou sentir saudade do roxo original, já que a cor se destacava entre os apps concorrentes.)

A plataforma já teve diversos logos e identidades visuais diferentes em sua curta trajetória -- e esse aqui, em minha opinião, foi o mais bonito (crédito: divulgação / WBD)
A plataforma já teve diversos logos e identidades visuais diferentes em sua curta trajetória — e esse aqui, em minha opinião, foi o mais bonito (crédito: divulgação / WBD)

Volta ao passado

Para justificar a velha novidade, a Warner disse que está influenciada pelas necessidades dos consumidores, que estariam dizendo que não querem mais conteúdo, mas sim melhor conteúdo.

Nesse sentido, a HBO sempre foi muito forte por suas séries “premium”, além de um catálogo robusto de filmes. Ou seja, querem usar essa força para se diferenciarem no mercado de vídeo sob demanda.

Agora… eles não sabiam disso lá atrás, em 2023? Talvez os executivos tenham ficado presos em certas concepções da marca – para a qual os consumidores, no fim do dia, nunca deram bola.

Também chama a atenção que a mudança ocorra pouco tempo depois de declarações de Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, que afirmou que o abandono do famoso nome era um erro. “Eu nunca imaginaria que a HBO iria embora”, disse. “Eles colocaram todo esse esforço em uma coisa que podem dizer ao consumidor — deveria ser a HBO”, completou.

Será que essa nova troca é apenas um passo exatamente para esse objetivo?

Se isso acontecer, Sarandos pode enviar para Burbank um boleto com a cobrança pela consultoria prestada.