James Bond Daniel Craig

Amazon surpreende e assume controle criativo da franquia James Bond 007

Bomba no mundo da cultura pop: a Amazon anunciou nesta quinta-feira, 20, que assumiu o controle criativo da franquia James Bond 007! Detalhes financeiros não foram revelados.

Por mais de 60 anos, os direitos de adaptação do personagem criado por Ian Fleming estiveram com a família Broccoli, que produziu todos os filmes do agente secreto – lançados inicialmente pela United Artists e, depois, pela MGM (que, nos últimos anos, fez parcerias com outros estúdios).

A Amazon Studios entrou na história em 2022, quando adquiriu a MGM por US$ 8,5 bilhões. Dizem que, nos últimos anos, os novos donos estavam se estranhando com os herdeiros de Albert R. Broccoli. Enquanto a companhia fundada por Jeff Bezos pressionava por mais derivados de 007, Michael G. Wilson e Barbara Broccoli queriam se manter fiéis ao modelo de poucos e bons filmes para o cinema – sem spin-offs.

O acordo anunciado agora põe um fim nisso. A Amazon MGM Studios, entidade criada a partir da fusão de três anos atrás, formará uma nova joint venture com os Broccoli – e assumirá o controle criativo do espião a serviço secreto de Sua Majestade.

Wilson vai efetivamente se aposentar da produção, enquanto Barbara afirma que irá se dedicar a outros projetos. Eles continuarão como “co-donos” da franquia. Vale lembrar que, em dezembro, a produtora teria chamado o time da Amazon de “idiotas de merd#”, segundo The Wall Street Journal.

Qual o futuro de James Bond?

É provável que o estúdio agora passe a explorar James Bond de forma ostensiva. Podemos esperar não apenas o anúncio de um novo ator para interpretar o personagem em breve, mas também um esforço para a criação de um universo compartilhado, séries, reality shows… Resta saber se o modelo adotado será mais próximo ao da Marvel Studios, com um controle criativo centralizado, ou algo na linha do “atire para todos os lados e veja o que gruda na parede”.

Por enquanto, os novos donos não divulgaram nenhum nome para liderar essa joint venture, então podemos (infelizmente) especular que o caminho adotado será o segundo…

Leia a notícia completa. Para quem quer saber mais sobre a conturbada história da distribuição dos longas fa franquia, recomendo uma matéria minha dos tempos do Judão.