Paramount+ desperdiça hype de “Missão: Impossível” ao falhar na curadoria da franquia

Nesta semana, a Paramount lança nos cinemas sua maior aposta em anos: “Missão: Impossível – O Acerto Final”. E o Paramount+ praticamente não tira proveito do fato de que tem os sete filmes anteriores da franquia no catálogo.

O lançamento conta com um dos maiores orçamentos da história da sétima arte, estimado pela Variety entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões. O roteiro é o fechamento de uma enorme saga, iniciada em 1995 (sem contar a série original), com aquele que deve ser o rosto mais famoso de Hollywood.

Só que o streaming do grupo não se move para surfar nesse hype — mesmo tendo todos os filmes anteriores da franquia, que são relevantes para entender a nova história.

Fica quase que uma missão impossível para o espectador, com o perdão do trocadilho.

Ao entrar na plataforma, não há qualquer destaque na página principal. Pior: mesmo navegando pelas telas, o usuário não encontra uma simples coleção “Missão: Impossível”, com os longas-metragens apresentados em ordem de lançamento.

Se você fuçar, vai encontrar os títulos da saga em alguns carrosséis. Às vezes, cada um em um canto. Em outras, seguidos, mas fora da ordem correta.

Filmes de "Missão: Impossível" estão perdidos no Paramount+
Filmes de “Missão: Impossível” estão perdidos no Paramount+ (imagem: reprodução / Paramount)

E se você quiser, como eu, maratonar tudo, boa sorte: a partir do quarto longa, não há qualquer indicação de quando assistir a cada filme. Sim, eu sei que não há essa indicação nos títulos originais, mas o pessoal de vídeo sob demanda transacional corrigiu isso em plataformas como Apple TV e YouTube. Era só copiar.

Mesmo assim, tem três longas da franquia no Top 10 do Paramount+ na manhã desta terça, 20. Poderia ser mais — e isso em um momento em que o tempo assistido (watch time) é tão relevante quanto o número de assinantes.

Em tempos de IA, algoritmo e machine learning, tenho ouvido cada vez mais sobre a importância da curadoria humana. Não é surpresa: é o que fazíamos no Filmelier lá atrás, ainda em 2017. Porém, montar uma coleção da franquia que é a grande aposta do grupo no ano, com investimento enorme na produção mais recente, é o básico do básico.

Telecine faz um trabalho melhor para organizar a saga "Missão: Impossível"
Telecine faz um trabalho melhor para organizar a saga “Missão: Impossível” (imagem: reprodução / Globo)

Para não dizer que todo mundo está errado, o Telecine — ainda que dentro do Globoplay — criou uma prateleira da saga estrelada por Tom Cruise. Não está exatamente fácil de achar, mas aparece ao rolar um pouco a página do canal na plataforma — e está tudo na ordem certinha para assistir. Fica faltando apenas “Missão: Impossível – O Acerto de Contas”, o sétimo filme. Esse está disponível apenas no Paramount+.