Icônico teatro de ‘Sai de Baixo’ está prestes a ser demolido

O icônico teatro de “Sai de Baixo” está prestes a ser demolido – e um dos pivôs é Paulo Maluf. O Teatro Procópio Ferreira, um dos palcos mais tradicionais de São Paulo, foi fechado na surdina e já passa por desmontagem interna. Parte do piso e das paredes foi retirada, a bilheteria sumiu e o nome da fachada não existe mais.

O terreno pertence à família Maluf — e o ex-prefeito, condenado por improbidade administrativa, detém 25% do imóvel. A Justiça determinou que sua parte fosse usada para pagar uma dívida de R$ 417 milhões. A venda do terreno, em negociação avançada, pode ajudar a quitar essa conta.

 Leia tambémA gentrificação da Rua Augusta também impacta em nossa cultura

O problema é que o preço pode ser o fim de um símbolo da cultura brasileira: o palco onde foram gravadas as seis temporadas de “Sai de Baixo”, e por onde passaram nomes como Marília Pêra, Miguel Falabella, Paulo Autran, Jô Soares Paulo Gustavo e tantos outros. 

O Procópio Ferreira sobreviveu a tanto, mas talvez não sobreviva ao boom imobiliário que vem apagando pedaços inteiros da história da cidade — onde hoje sobram torres de luxo e kitnets de R$ 35 mil o metro quadrado.

Clique aqui e leia a reportagem exclusiva completa na minha coluna Na Sua Tela, no UOL.