A mudança no título do filme “Thunderbolts*” para “Os Novos Vingadores” foi uma grande jogada de marketing —mas não essa que você está pensando. Vou te contar o que provavelmente está por trás disso.
Ontem (5), logo após os primeiros dias de exibição nos cinemas, Marvel Studios e Disney revelaram que o “verdadeiro” título de “Thunderbolts*” é “Os Novos Vingadores”. Nas redes sociais, o próprio estúdio fez essa divulgação —que podemos chamar de “spoiler oficial”.
O asterisco ali no título original sempre foi uma brincadeira com isso, e quem já assistiu ao longa-metragem entendeu o motivo.
Artisticamente falando, o diretor Jake Schreier explicou o que ocorreu em entrevista ao New York Times. De acordo com o cineasta, a ideia era imitar o impacto de uma ação da personagem Valentina Allegra de Fontaine já no último ato da história. Quem já assistiu vai entender.
Quem não viu, está reclamando do spoiler.
Mas é aqui que entra a sacada de marketing que, para mim, é o real motivo dessa ação.
A importância da segunda semana
Uma das métricas de sucesso para um filme nos cinemas é a queda na bilheteria na segunda semana de exibição. Basicamente, ir bem na estreia não é o suficiente: é preciso manter uma parte desse faturamento no segundo fim de semana. Uma queda — entre 40% e 60% — é normal e esperada, mas se ela for muito contundente, isso revela que o longa não aguentou o boca a boca e não terá um gás muito longo na tela grande.
Em tempos em que o público pensa no “streaming first” —ou seja, prefere esperar o lançamento em casa em vez de ir ao cinema— o segundo fim de semana virou um verdadeiro campo de batalha para os estúdios, que precisam convencer quem está mais hesitante de que vale a pena ver o filme na tela grande.
Em tempos recentes, a Marvel Studios vem penando nessa métrica. “As Marvels” (2023) afundou 78% no segundo fim de semana em cartaz, enquanto “Capitão América: Admirável Mundo Novo” (2025) encolheu 68%. Por outro lado, “Guardiões da Galáxia vol. 3” (de 2023, com 47% de queda) e “Deadpool & Wolverine” (2024, 54%) foram bem.
“Os Novos Vingadores”: por que a mudança após a estreia?
É aqui que entra o novo título de “Thunderbolts*”: ao fazer a mudança após a estreia, cria-se um fato novo para capturar o interesse do público. Quem não estava tão interessado ou ia aguardar o lançamento no Disney+, agora será atacado pelo FOMO e pode preferir ir conferir na tela grande.

Ter um “evento” após a estreia é uma forma inteligente de disputar essa atenção.
E por que anunciar isso na segunda-feira? É simples: é quando os exibidores começam a olhar os resultados do fim de semana para, em seguida, programarem a próxima cinessemana (que, no Brasil, começa na quinta). O timing foi perfeito para resultar em mais salas para o longa.
Vamos, nos próximos dias, descobrir se a estratégia foi certeira.
Agora, você deve estar se perguntando: “Divulgar desde o começo que o filme se chamava ‘Os Novos Vingadores’ não traria resultados ainda melhores?” Talvez, mas estragaria (para os primeiros espectadores) a surpresa da história, além de criar uma expectativa pesada para um filme com super-heróis menos conhecidos. Nesse sentido, melhor guardar o nome d’Os Maiores Heróis da Terra para a epopeia que a Marvel está preparando para “Vingadores: Destino”, que estreia em 2026.