Você acredita que 100 milhões de pessoas assistiram a uma franquia de filmes que começou como livros em um app de autopublicação que mais parece uma rede social?
Ontem, 12, a Amazon realizou um evento online para contar os resultados e as novidades das produções internacionais do Prime Video. Eu acompanhei e uma palavra me chamou bastante atenção: Wattpad.
A franquia de 100 milhões de espectadores é “Culpables” (ou “Culpados”, em pt-br), uma produção espanhola que já teve três longas: “Minha Culpa”, “Sua Culpa” e “Nossa Culpa”. Cerca de 90% dessa audiência veio de fora da Espanha, afirma a plataforma, que não deu mais detalhes sobre a métrica usada.
➔ Leia também: Estamos na segunda guerra do streaming
“O sucesso da autora de ‘Culpables’, Mercedes Ron, é o exemplo perfeito de até onde nossos talentos estão alcançando ao redor do mundo”, disse Nicole Clemens, VP de Originais Internacionais da Amazon, durante o evento.

Mercedes, de apenas 32 anos, era só sorrisos durante a entrevista que deu. Afinal, ela fechou um contrato de dez adaptações com a Amazon MGM Studios. Além desses três filmes, o acordo já resultou em uma versão em inglês, “Minha Culpa: Londres”. Um quinto longa, baseado em “30 Sunsets para Enamorarte”, foi anunciado ontem – será a primeira adaptação da autora a ser rodada nos EUA.
Outras produções já estão na agulha, no que a companhia está chamando de “A Casa de Ron”.
Curiosamente, tudo isso começou no Wattpad – que conecta autores, aspirantes a escritores e leitores do mundo todo.
A plataforma é um fenômeno, principalmente entre jovens leitoras e escritoras. A própria Mercedes Ron publicou a primeira obra aos 22 anos. O mercado audiovisual já olha para isso com atenção, usando a comunidade como um verdadeiro laboratório para histórias e franquias – criando novas propriedades intelectuais com foco no público jovem adulto.
O sucesso de “Culpados” comprova isso, tanto é que os responsáveis pelas produções europeias na Amazon repetiram “Wattpad” quase como um mantra.
“Perfect Liars”, que já soma 140 milhões de leituras no app, será a próxima produção espanhola. Da Itália chega hoje, 13, “Amor Demais” (“Love Me, Love Me”), que acumula 24 milhões de leituras na plataforma.
Outra referência que o pessoal da Amazon citou é a comunidade de leitores que comenta livros e compartilha leituras no TikTok, o BookTok.

“O que temos feito é realmente ir até as comunidades onde esses livros são verdadeiramente idolatrados”, disse Tara Erer, chefe de Originais no Reino Unido e Norte da Europa. “Há tanta conversa nessas plataformas que isso nos dá a habilidade de olhar para o nosso público de uma forma como nunca fizemos antes.”
A pré-validação diminui os riscos criativos. Depois, o conteúdo ganha escala industrial e a máquina da Amazon. É um movimento estrutural na disputa pela atenção dos jovens — seguido por outros players, como a Netflix.
Afinal, nesta segunda guerra do streaming, as franquias não começam no estúdio, mas na comunidade.
