LFU x Libra: entenda a divisão de direitos das transmissões do Brasileirão 2025

LFU vs. Libra: Entenda a nova divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão 2025

Neste último fim de semana, teve início uma nova era nas transmissões do futebol brasileiro e, por consequência, na mídia nacional. Entrou em vigor a divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão, entre duas ligas: a Liga Forte União (LFU) e a Liga do Futebol Brasileiro (Libra). As entidades, a partir deste ano, são responsáveis por negociar os direitos de exibição dos jogos.​

A separação desses direitos é complexa (mais detalhes ao final do texto), mas, no fim do dia, a exibição ficou um pouco mais democrática. Aos domingos, por exemplo, teremos dois jogos ao vivo na TV aberta: às 16h na Globo e às 18h30 na Record. Além disso, a partida transmitida pela Record também estará disponível gratuitamente na Cazé TV pelo YouTube.

O Amazon Prime Video transmitirá uma partida por rodada, enquanto o restante dos jogos será exibido pelo SporTV e Premiere, disponíveis via TV por assinatura ou streaming. Vale lembrar que, já algum tempo, o Premiere também pode ser assinado dentro da plataforma da Amazon.​

A salada de grupos diferentes nas transmissões, semelhante ao que ocorreu no último Campeonato Paulista, ocorre porque a LFU implementou um modelo inspirado no norte-americano, no qual as ligas dividem suas partidas em pacotes vendidos a diferentes interessados. 

O dificultador no caso brasileiro é que os clubes nacionais não conseguiram chegar em um consenso para uma união entre todos. Por conta de desavenças na forma como o dinheiro seria dividido, foram estabelecidos dois blocos – que de “liga” só tem o nome. 

Por isso, a Libra foi no formato já consagrado no esporte nacional: vender tudo para o Grupo Globo, que decide como usar. 

Apesar da complexidade, nunca tivemos tantas oportunidades diferentes de assistir ao futebol. Para aqueles que preferem centralizar as transmissões, o Premiere continua sendo uma opção, com exceção da partida exclusiva do Prime Video em cada rodada.​

Taça do Brasileirão em frente à sede da CBF: confederação continua organizando o campeonato, incluindo os horários dos jogos e a transmissão do Brasileirão (crédito: CBF)
Taça do Brasileirão em frente à sede da CBF: confederação continua organizando o campeonato, incluindo o calendário dos jogos (crédito: CBF)

Nos bastidores, LFU e Libra estão se aproximando gradualmente. Um acordo entre as duas unificaria a negociação dos direitos de transmissão do Brasileirão e transformaria o campeonato de futebol masculino em uma verdadeira liga sob comando dos clubes, em vez da CBF. Quando isso ocorrer, espera-se que a experiência atual sirva de lição para futuros contratos.​

O cenário é propício: grandes conglomerados de mídia, incluindo aqueles que investem em streaming, veem o esporte ao vivo como uma forma de atrair e reter espectadores, além de ampliar a base para exibição de publicidade. Não é à toa que a Amazon entrou no atual arranjo, assim como a LiveMode, parceira da Cazé TV e da LFU.​

Enquanto isso, precisamos nos contentar com esse modelo em 2025. Assim caminha o Brasil: a passos lentos e sem muita determinação. Felizmente, podemos contar com a esperança. Ou perderemos o bonde, como já comentei na minha coluna no UOL

Entenda a transmissão do Brasileirão 2025

Saiba, a seguir, como será feira a divisão das partidas. Cada time pode vender os direitos de seus jogos em casa — por isso, considere quem é o mandante.

Clubes da Libra

Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória.

Onde assistir aos jogos da Libra como mandante:

  • TV aberta:
    • Globo (com exibição simultânea no Globoplay)
  • TV fechada e streaming por assinatura:
    • SporTV (disponível na TV paga, Globoplay e Prime Video)
    • Premiere (disponível na TV paga, Globoplay e Prime Video)

Modelo de negociação: A Libra vendeu todos os seus jogos para a Globo, que pode exibi-los como quiser em seus canais.

Clubes da LFU

Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.

Onde assistir aos jogos da LFU como mandante:

  • TV aberta:
    • Globo (com exibição simultânea no Globoplay)
    • Record (com exibição simultânea no PlayPlus) – um jogo por rodada
  • TV fechada e streaming por assinatura:
    • SporTV (disponível na TV paga, Globoplay e Prime Video)
    • Premiere (disponível na TV paga, Globoplay e Prime Video)
    • Amazon Prime Video – um jogo por rodada, exclusivo, sem exibição em outros canais
  • Streaming aberto/grátis:
    • YouTube (canal Cazé TV) – um jogo por rodada, o mesmo da Record

Modelo de negociação: A LFU dividiu seus direitos entre Globo (TV aberta, SporTV e Premiere, podendo distribuir como quiser), Record (TV aberta e PlayPlus), Cazé TV (YouTube) e Amazon (exclusivo para um jogo por rodada).

Para quem não quer ficar pulando de um lado para o outro: nove das dez partidas de cada rodada passam no Premiere. A única que fica de fora, da LFU, é exibida no Prime Video.

Em breve, trago uma dica sobre como economizar em meio a essa divisão.

(Se você chegou até aqui, vale a pena conferir um case de trabalho meu com uma firma internacional que, há alguns anos, participou ativamente dessa discussão sobre as ligas).