Você sabia que alguns atores famosos já competiram como pilotos profissionais? Aproveitando que “F1: O Filme” chega aos cinemas nesta semana, separei aqui algumas pessoas que você já viu no cinema ou na TV – só que aqui estão trajando macacão anti-chama.
O destaque maior vai para Paul Newman, é claro. O astro de produções como “Butch Cassidy e Sundance Kid” e “A Cor do Dinheiro” foi quem levou a carreira nas pistas mais longe, competindo em campeonatos nos EUA e até na prestigiosa 24 Horas de Le Mans – ficando em segundo lugar no geral e em primeiro na sua classe no ano de 1979.
➔ Leia também: Na Sua Tela: Brad Pitt é nova cartada da F1 para consolidar o esporte no entretenimento
O ator também foi dono de uma equipe da Indy, a Newman/Haas, que venceu oito títulos de pilotos na categoria. Já a paixão pela velocidade e pela arte dramática ficou completa em 1969, com o filme “500 Milhas”.

Outro que não pode ser esquecido é Steve McQueen, que estrelou o clássico “As 24 Horas de Le Mans”, em 1971. Ele até tentou competir na prova de endurance, mas, dizem, o estúdio não deixou. Sem obrigações contratuais, ficou em segundo nas 12 Horas de Sebring de 1970.
Entre os mais recentes, tem Jason Priestley, de “Barrados no Baile”, que correu na base da IndyCar e teve a carreira abreviada por conta de um forte acidente, em 2002. Patrick Dempsey, de “Grey’s Anatomy”, teve uma interessante carreira em provas de longa duração e até criou a sua própria equipe, a Dempsey Racing.
O mais recente a entrar nessa lista é Keanu Reeves, que estreou em 2024 na Toyota GR Cup da América do Norte.
No Brasil, vale sempre lembrar de Walter Salles, diretor que venceu o Oscar por “Ainda Estou Aqui”. Ele teve uma carreira vitoriosa em carros de turismo e endurance, vencendo as Mil Milhas de Interlagos em 1996 e sendo vice-campeão da GT3 Brasil em 2008.
Para completar a lista, dois atores que não correram exatamente de forma profissional, mas que tiveram a oportunidade de guiar o ápice do automobilismo mundial: Tom Cruise e Brad Pitt. O protagonista de “Top Gun” fez um teste pela Red Bull, em 2011, enquanto a estrela de “F1: O Filme” acabou de dirigir o McLaren MCL60, de 2023, em um teste privado.
Confira aqui:
Vale lembrar que, para o novo longa-metragem, Pitt realmente pilotou um carro da F2 modificado.
E você, sabia dessa forte ligação do automobilismo com o cinema e a TV, com tantos atores que viraram pilotos profissionais?