O “Succession” da vida real se aproxima de seu series finale

O “Succession” da vida real está chegando perto do seu series finale? Parece que sim — e com um impacto nada ficcional na nossa vida.

Se você não sabe, a série da HBO se inspira livremente no clã Murdoch, dono da Fox News e da News Corp. É quase como um “The Crown”, só que com nomes e empresas trocados.

Agora, Rupert Murdoch, com 94 anos, finalmente teve encerrada nos tribunais a novela da sua sucessão no império midiático. Spoiler: a vontade dele foi em grande parte seguida.

 Leia tambémO futuro do jornalismo e o papel do YouTube no streaming

Quem sai fortalecido é Lachlan Murdoch, filho mais velho do segundo casamento de Rupert e hoje CEO da Fox Corporation. Ele foi confirmado como sucessor e terá o controle total de voto do novo trust familiar, que também inclui as irmãs mais novas Grace e Chloe.

Os irmãos James, Elisabeth e Prudence Murdoch deixaram oficialmente os negócios da família, abrindo mão de suas participações nos conglomerados em troca de cerca de US$ 1,1 bilhão cada, apuração da Bloomberg. Eles eram vistos como os herdeiros que poderiam, no futuro, mudar os rumos do grupo — especialmente James, que sempre demonstrou desconforto com a linha editorial da Fox News, que é conservadora e apoiou o atual presidente dos EUA nas eleições.

Na prática, o império segue exatamente como Rupert sempre quis: sob a batuta de Lachlan e mantendo a linha editorial que moldou a Fox News como a conhecemos.

Isso fecha de vez a porta para qualquer possibilidade de mudança. A rede de TV aberta Fox e os jornais do grupo (como The Wall Street Journal, The Sun e The Times) continuam firmes no mesmo caminho.

A ficção já tinha mostrado o quanto disputas de família podem mexer com o futuro de empresas inteiras — e até da sociedade. Agora, a realidade entregou um episódio que poderia muito bem estar no catálogo da HBO.

Mais detalhes na ótima cobertura da Bloomberg News.