Você quer ser Top Voice no LinkedIn? Ou seja, ter o “selinho azul”, como eu tenho, ao lado do nome na rede social? Pois vou te contar o segredo para conseguir um.
O segredo é: não queira ser um Top Voice.
Calma, eu explico.
O que é um LinkedIn Top Voice?
Os Top Voices são, nas palavras da própria plataforma, “um grupo seleto de especialistas globais, líderes, agentes de mudança, figuras públicas e inovadores no LinkedIn”. A rede ainda afirma que o “programa é projetado para reconhecer os usuários que demonstram consistentemente experiência e liderança em seus respectivos campos, de maneira a educar, inspirar e informar a comunidade em geral.”
Na prática, vira um objeto de status e um objetivo para muita gente. Há executivos que colocam em seu planejamento conquistar essa posição, por exemplo. Na visão dessas pessoas, ter a distinção pode abrir portas.
A verdade que ninguém te conta é…
O selo nunca deve ser o objetivo final, mas sim o resultado de um trabalho consistente de posicionamento da sua marca pessoal, produção de conteúdo e compartilhamento de experiências e conhecimentos.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender quem você é, em termos profissionais. Qual é o nicho que você domina? Para onde você quer direcionar a sua carreira? Pelo que você quer ser reconhecido? Como isso se alinha com seu projeto profissional no médio e no longo prazo?
Com tudo isso em mente, você… atualiza o seu perfil.
Após essa primeira etapa, traga para o feed os seus insights e ideias. Aponte para algo que só você viu ou adicione uma nova perspectiva ao assunto do momento. Teste formatos. Promova conversas. Comente nos posts de colegas, amigos e das pessoas que você admira. Tenha consistência, planejamento e constância.
Com o tempo, você vai começar a fazer parte de uma comunidade — ou construir a sua própria.
Se tornando um Top Voice

A essa altura, o selo de Top Voice não vai ser mais necessário. Você terá toda a autoridade que precisa. E é nesse momento que ele chega. Uma pitada de sorte ajuda também.
Obviamente, tudo muda o tempo todo. Eu mesmo entrei no programa há muito tempo, quando ele era bem diferente. Top Voices eram divulgados em listas anuais, e existiam também os Top Influencers. Essa separação acabou.
Por um tempo, também existiu um selo específico para os Top Community Voices — mas isso foi encerrado no ano passado.
Outra mudança recente é que os selos azuis não são mais “para toda a vida” — agora eles são revisados duas vezes ao ano. Ou seja: esse processo continua em movimento até para mim. A construção de autoridade precisa ser constante.
Claro, tudo isso vale para quem já não é super famoso em outras mídias, é claro. O próprio LinkedIn — com toda a razão — está em busca de criar a sua própria credibilidade e relevância. Por isso, eventualmente vemos famosos chegando por aqui e, logo de cara, ganhando o selo. Não tenho nada contra. Inclusive, aplaudo a decisão.
Se quiser uma experiência prática sobre essa jornada profissional, sugiro ler o artigo do meu portfólio onde relato o meu caminho até me tornar um Top Voice.
Caso queira uma consultoria mais customizada, é só mandar uma mensagem. Vamos conversar!