Conquistando resultados com meu primeiro grande cliente de assessoria de imprensa
Por Renan Martins Frade
Ainda recém-formado, recebi meu primeiro grande cliente de assessoria de imprensa: a Editora Atlas, uma empresa com décadas de história no segmento de livros técnico-científicos.
Meu escopo de trabalho incluía a divulgação das publicações e autores da editora, enquanto minha chefe ficaria responsável pela comunicação corporativa e mercado editorial. Com isso em mente, analisei o material da empresa para entender a melhor forma de desenvolver essa comunicação com os jornalistas.
O caminho mais óbvio, claro, era divulgar os lançamentos. Na época, ainda havia espaço na imprensa para esse tipo de abordagem. Mas percebi que isso, por si só, seria pouco para atingir os objetivos do cliente.
Foi então que tive a grande sacada. Ao analisar os títulos e resumos dos livros, percebi que a Atlas era uma verdadeira fonte de especialistas para a mídia. Afinal, havia obras sobre diversas vertentes do Direito (do Tributário ao Aéreo!), além de publicações sobre inúmeros ramos da ciência.
Aproximei-me dos jornalistas nas redações, sempre perguntando se precisavam de entrevistados para suas pautas. Além disso, ficava de olho no noticiário e nas grandes coberturas. Foram várias as vezes em que liguei para Folha ou Estadão perguntando quem estava cobrindo a crise do dia!
Com ótimos resultados e espaço conquistado para a Editora Atlas, segui minha jornada na comunicação corporativa – e, de quebra, aprendi muito sobre o funcionamento de uma editora.
Resultados do trabalho com a Editora Atlas
Infelizmente, poucos clippings restaram desse período. Ainda assim, você pode conferir alguns a seguir – incluindo minha primeira capa do UOL como assessor.
