MTV, Nickelodeon e outros canais da Paramount saem do ar no Brasil

O fim dos canais da Paramount, incluindo MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount Channel, já começou.

Programada para 31 de dezembro, a saída da programadora do mercado de TV por assinatura brasileiro já está em curso. Na Claro, maior operadora do país, por exemplo, já não é mais possível assistir a esses canais.

 Leia também: ‘Stranger Things’: Maior sucesso da história da Netflix quase não existiu

Para quem não acompanhou: a companhia está descontinuando sua grade, que também inclui MTV Live e Nick Jr., como parte da reestruturação global promovida após a aquisição pela Skydance.

Agora, MTV e Nickelodeon, que marcaram algumas gerações, continuam vivas apenas nas iniciativas de streaming do grupo — como no Paramount+ e nos canais FAST da Pluto TV e de outros serviços do gênero. Por esses caminhos, ainda será possível assistir a atrações como “De Férias com o Ex”, “Bob Esponja” e “Patrulha Canina”.

Contudo, essa sobrevida será apenas como um fantasma do passado: marcas tão icônicas não conseguiram fazer a transição completa para o mundo do streaming e da internet. O fim dos canais pagos não representa uma evolução, mas a quebra de um legado — e esses nomes tendem a significar muito pouco para as gerações futuras.

Isso fica ainda mais evidente quando lembramos do destino da MTV Brasil, especialmente nos tempos da parceria com a Abril: houve algumas iniciativas na web, como um portal e até vídeos sob demanda, mas tudo acabou se perdendo em meio aos mandos e desmandos das lideranças dos dois grupos.

Como quase tudo na velha mídia, diga-se.